Reunião Conselho Municipal Atenção à Diversidade Sexual_20/03/2012

Ata do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual.

Assunto: Reunião referente ao dia 20 de Março de 2012.

Iniciada às 13:00 horas do dia 20 de Março de 2012, no auditório do prédio São Joaquim da Secretaria de Participação e Parceria, a terceira reunião do ano de 2012, do Conselho Municipal de Atenção a Diversidade Sexual.

·        Informes

Franco: Primeiro Informe: Segundo solicitação do FONGES – LGBT, o Conselho Federal LGBT solicitou que todas as cidades fizessem atividades para visibilizar o dia de combate a homofobia, em dias diferentes da Marcha que acontece em Brasília. A idéia da Cads com o Conselho seria fazer uma caminhada solene (à noite). A Coordenadoria em Parceria com a Coordenação Estadual se compromete em auxiliar na da logística, como contato com a CET, PM, GCM etc.  (Logo aguarda sugestões).
Pomba: acha muito bom fazer um dia depois de Brasília, por ser emblemática, inclusive a descida da Paulista e da Augusta. Ficará na organização da marcha. Roteiro é ótimo inclusive período noturno.
Franco: disse ser interessante levarmos velas na marcha. Gaybikers confirmaram presença. Segundo Informe: Fizemos vídeos e materiais de sensibilização em direitos humanos para LGBTs. O material será postado na internet.
Marcos: conversou com diretora de teatros que quer vídeos e materiais para encaminhar aos teatros. Franco solicitou a lista para que possam ser enviados. Pomba sugeriu fazermos um release. Franco disse que a Cads está providenciando.
Pomba: sugeriu criarmos uma página da CADS no youtube para vídeos. O Conselho abrirá uma página para pastas vídeos encaminhados pela CADS.

·        Plano

Franco disse que foi com Dário na Secretaria de Governos e tiveram duas reuniões com especialistas para elaborar plano. Explicitou a preocupação da Secretaria em apresentar um plano de execução viável e com duração correta para sua realização, apresenta a proposta de 5 anos.
Luz Marina fala dos planos quadrienais. Pomba sugere concorda, pois assim a próxima gestão teria tempo hábil para executar o plano, 2 anos seria pouco tempo para fins de orçamento. O Conselho concorda com plano quadrienal. Quadrienal é a praxe com mudança de governo sempre há novas avaliações.
Pomba e Franco dizem que podemos colocar no plano que o Conselho acompanhará execução e eventuais realizações de outro governo e etc.
Franco diz que agrupamos proposta por eixos:

  1. A manutenção e ampliação da rede de proteção da população LGBT.
  2. Programa de combate a homofobia.
  3. A produção de conhecimento.
  4. A garantia da sustentabilidade dos órgãos e das políticas públicas e sociais para a população LGBT.
  5. A capacitação e sensibilização sobre diversidade sexual.
  6. A promoção do desenvolvimento econômico e social da população LGBT.
  7. A garantia que políticas públicas e sociais para a população LGBT também sejam desenvolvidas nas áreas distantes do centro da cidade.
  8. Visibilidade e Comunicação.
  9. Participação e Articulação entre o Conselho de Diversidade e os demais Conselhos a níveis Municipal, Estadual e Federal.

Falou-se de deixar claro a necessidade da intersecretarialidade e intersetorialidade das ações propostas no plano. Pomba acha que tem que ser um item separado, pela importância. Paulo sugere inserir nos princípios do plano.
Lidas e debatidas a minuta do planoFranco explicou que por enquanto só foram feitas adequações de linguagem das propostas da conferência.
Pontos de destaque:  Observatório da Homofobia – a idéia é mapear e monitorar a violência homofobica.
Todo equipamento que preste serviço público à população deve receber capacitações e sensibilizações (é o espírito da proposta 8). Franco considera cabível.


0 comentários:

Postar um comentário

Divulgue o nosso blog

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More